Como fazer para ganhar muito dinheiro com um blog

A forma mais comum de ganhar dinheiro com blogs e ainda muito utilizada é inserir uma barra de anúncios e conseguir alguns centavos por clique ou inserir alguns banners de publicidade de empresas, negociados separadamente e colocados em áreas estratégicas do site. Embora essa não seja uma ideia difícil de ser implantada, ela é pouco rentável.
Como não ganhar dinheiro com um blog
O primeiro ponto para entender porque essa não é a melhor forma e antes de te apresentar a melhor forma de ganhar dinheiro com um blog é que para um blog fazer sucesso e você ganhar um bom dinheiro com esse tipo de publicidade você precisará de muitas visitas, muito tráfego para justificar um preço alto que os anunciantes terão que pagar para pôr um anúncio no seu site ou para você ganhar dinheiro com cliques.
Um segundo ponto são as regras para anúncios PPC (Pay Per Click ou Pagamento Por Cliques), que muitas vezes incluem regras que podem ser facilmente violadas e podem dificultar a implantação de um anúncio desse tipo no seu site. Caso você seja pego em uma infração dos termos de uso e serviço, você pode ser banido do site e nem mesmo receber um eventual valor que tenha gerado.
Uma forma muito interessante é o marketing de afiliados, o qual tratamos em um post anterior. No marketing de afiliados, você expõe produtos que você é afiliado no seu blog. Porém, não vamos nos aprofundar nesse assunto aqui, pois a forma que vamos apresentar é outra. O que é preciso ficar claro é que a maior parte das pessoas está fazendo o marketing de afiliados da forma errada, focando mais no produto e no potencial de renda do que no mercado consumidor, as pessoas, sua audiência, que você precisa constantemente cultivar para que não abandonem o seu projeto.
Um exemplo comum é quando alguém usa o blog apenas como vitrine, cheio de banners, todos os artigos são de venda e fica claro que o foco do dono do site é vender produtos e ganhar dinheiro, mas isso não é interessante, já que os seus visitantes podem entender que você está apenas querendo tirar dinheiro e não acrescentar algo de útil. Isso pode minar a credibilidade e o futuro do seu site.
Ganhar dinheiro com um blog: Criando o seu próprio produto
A forma que vamos indicar aqui e que é comprovadamente uma das melhores formas de ganhar dinheiro com o seu blog ou o seu site é a criação de produtos próprios. Temos um artigo no blog para criação de produtos que você pode conferir.
Mas vamos ao que interessa, criar que tipo de produto? O produto que estamos falando aqui são os cursos online, infoprodutos que apresentam um passo a passo do que você deve fazer para atingir um objetivo. Essa é a melhor maneira de a médio e longo prazo ganhar muito dinheiro com blogs e transformar o seu negócio em uma “vaca leiteira”.
Atualmente, os cursos online são, em sua maioria, gravações de vídeo que explicam detalhadamente as ações a serem feitas. Qualquer material que você possa utilizar para embasar o ensinado no curso ou auxiliar na prática deste pode e deve ser incluído para facilitar e melhorar a experiência do seu cliente.
Motivo para criar um produto 1: Facilidade de criação
Nesses cursos, você pode ensinar literalmente qualquer assunto, desde jardinagem a como massagear os pés, de como emagrecer no pós-parto a como investir dinheiro. Um exemplo de site onde muitos cursos online são vendidos é a Udemy.com. Então, o fato de qualquer assunto poder ser ensinado denota a facilidade que você tem para criar um curso online de algum assunto que você domine. Obviamente, alguns assuntos terão mais apelo do que outros e, portanto, venderão mais. Mas, se o seu produto for bom e a forma com a qual você ensina for eficiente seu produto deverá vender para todos os que tiverem a necessidade de consumi-lo.
Motivo para criar o seu próprio produto 2: Escalabilidade
Uma outra facilidade pela qual você deve criar um curso online para vender em seu blog é o fato de serem escaláveis. Escalabilidade significa que você não terá problemas com um alto volume de vendas, isto é, se o seu produto vender muito. Se você utilizar algumas das plataformas virtuais mais conhecidas para venda de cursos online, como a Udemy ou o Hotmart, Eduzz ou Monetizze, essas plataformas irão cuidar da distribuição e acesso aos seus produtos, assim como pagamento e posterior repasse dos valores a você e aos seus afiliados se houver.
Motivo 3: Faça suas próprias regras
Um terceiro motivo para você desenvolver o seu próprio produto é o fato de todas as regras de criação e promoção do seu produto serem suas. Você dita as regras e não está preso a determinações de outras empresas como no caso de publicidade PPC. Você pode inclusive promover descontos, bônus e qualquer tipo de regra para os seus afiliados na venda dos seus produtos. Esse nível de controle só é possível quando você é o criador do produto.
Motivo 4: Aumento de sua autoridade na internet
Sem precisar estender muito o assunto, o fato de você possuir um produto próprio lhe põe em um seleto hall de especialistas em um determinado assunto, o que imediatamente tende a atrair audiência interessada nesse segmento, criando e aumento a percepção de sua autoridade na internet. Isso também significa que as suas opiniões terão influência e peso maior sobre a sua audiência.
Nesse caso, como os clientes terão maior confiança em você, ofereça outros produtos relacionados ao seu nicho aos clientes que comprar o seu produto principal. Essa é uma maneira interessante de aumentar as vendas sem muito esforço.
Motivo para criar o seu próprio produto 5: Modelo replicável de criação
Assim como você criou um produto de sucesso antes, você pode passar a criar outro produto de sucesso depois e assim construir múltiplas fontes de renda, multiplicando seu faturamento geral.
No próximo post falaremos dos 8 passos que você deverá seguir para colocar em prática o projeto de criar seu próprio produto, anuncia-lo e ganhar dinheiro vendendo em seu site ou blog. Até lá.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *