Tráfego Qualificado: O que é e como conseguir para o seu site

Tráfego Qualificado: O que é e como conseguir para o seu site

Se você tem um site ou blog, deve saber a importância do tráfego qualificado para a sua estratégia de marketing. E, nesse post, falaremos de como você pode gerar visitas orgânicas de qualidade para a sua página.
A maioria dos profissionais que trabalham com marketing de conteúdo, assim como inblound marketing sabem que o desempenho de suas estratégias digitais depende do número de visitas de um conteúdo em um determinado tempo.
É certo que, no funil de inbound marketing, a métrica de visitas seja a primeira:
1. Visitas
2. Leads
3. Oportunidades
4. Vendas
Porém, usar apenas o número de visitas como métrica principal não é uma boa ideia. Isso porque um aumento no tráfego para o seu site pode não significar realmente uma melhora nas estratégias. O que você precisa verificar é a qualidade das visitas e é disso que vamos tratar nesse post.
O que é tráfego qualificado
Em uma estratégia de marketing baseada em conteúdo, gerar leads para um fluxo de nutrição em um funil de vendas depende do aumento de tráfego para uma página através de iscas digitais, conteúdos relevantes e informações úteis.
Porém, nem todos os visitantes que chegam a uma determinada landing page ou página do site está preparado para compra ou mesmo nem tem o perfil de um cliente ideal, definido na sua persona.
Portanto, nem todos os visitantes se converterão em leads, e nem todos os leads avançarão às seguintes etapas, daí a lógica do funil de vendas.
O objetivo principal, as vendas, não vão se realizar a partir somente de tráfego, já que determinados visitantes tem diferentes expectativas em termos de preço e produto que desejam e, assim reduz a possibilidade de compra.
A atração de cada vez mais tráfego parece ser a solução, porém, o aumento da taxa de conversões pode ser conseguida a partir do aumento da qualidade das visitas que você recebe, conseguindo assim trazer mais visitantes com chances de se tornarem leads e, assim, com maiores chenaces de comprar seu produto.
Isso é tráfego qualificado, criar ações que otimizem e elevem a difusão do conteúdo através de canais com mais engajamento de visitates e com maior semelhança à buyer persona do negócio. Assim, os conteúdos publicados tem maior chance de ser consumidos, aumentando também a chance geral de conversão.
A importância de uma estratégia de tráfego qualificado
Uma das preocupações mais comuns com quem produz conteúdos para marketing é criar conteúdos que não serão vistos ou lidos. Por representar uma possível perda de tempo e, assim, de recursos, essa situação pode desmotivar um produtor de conteúdo ou empreendedor a seguir em frente.
Logicamente que a falta de uma estratégia consistente é um fator considerável para definir o sucesso de um negócio baseado em marketing de conteúdo. E, por isso ter uma estratégia bem definida é vital para atrair tráfego qualificado.
Existem vários motivos para a falta de tráfego em uma página ou conteúdos. Esses podem váriar de uma otimização para mecanismos de busca ineficiente ou inexistente, uma estratégia de distribuição de conteúdo com pouca eficiência ou efetividade ou mesmo o assunto tratado possuir uma demanda pequena pelos potenciais consumidores.
Uma questão que complica mais ainda a estratégia de atração de volume de tráfego é que muitas vezes você pode receber um grande número de visitas e mesmo assim isso não se converter em vendas, gerando um resultado negativo para o negócio.
Assim, mais do que quantidade, você precisa pensar em qualidade do tráfego. Você pode ter mais resultado conseguindo 100 visitantes qualificados do que poderia com 1000 visitantes sem qualificação, já que as taxas de conversão costumam ser substacialmente mais altas.
Isso porque, mesmo que um visitante qualquer se interesse pelo conteúdo, ele pode não querer assinar sua newsletter, ou baixar seu e-book. Além disso, sem uma qualificação do tráfego, para cada visitante que converte, você pode ter 1000 que não convertem, dificultando as suas ações.
Existem algumas situações que podem explicar a baixa conversão de suas páginas, muito além do tráfego qualificado, vamos a algumas delas:
• Escolha equivocada de canais de distribuição de conteúdo: Como dissemos anteriormente, para ter tráfego qualificado você vai precisar estar onde a sua audiência está. Logo, se você tem perfis em várias redes sociais, se está em vários locais, menos onde a sua audiência está, pode estar reduzindo sua conversão simplesmente por isso.
• Seu site, blog ou landing page não é muito atrativo: Ainda que você esteja atraindo tráfego qualificado, isso pode não ser suficiente, já que se você não corresponder às necessidades de sua persona, você não conseguirá convertê-la.
Algumas situações simples, como fonte, tamanho, cores escolhidas, o call to action, a disposição da página e navegação podem ajudar ou prejudicar na atração de novos leads e geração de oportunidades de negócio.
• Falta de demanda para o seu tema ou inadequação do formato: Caso o conteúdo que você esteja oferecendo não possua demanda suficiente do seu público-alvo, isso também pode dificultar na sua conversão.
A diversidade de formatos de conteúdo diferentes podem facilitar muito a sua estratégia ao conseguir converter diferentes tipos de usuários e visitantes em leads, portanto tenha especial atenção ao conteúdo criado.
Resumindo: Aumentar o tráfego do seu site é importante para a sua estratégia e principalmente para tornar a sua marca mais conhecida além de atrair mais atenção e visitas recorrentes.
Porém, a qualidade do tráfego é de suma importância para aumentar os resultados do seu site na sua estratégia de marketing de conteúdo.
A sua página tem tráfego qualificado?
Você pode gerar tráfego qualificado de forma orgânica e gratuita de várias formas. Algumas podem ser mais efetivas do que outras, a depender do seu projeto.
Atrair tráfego geralmente é uma tarefa quantitativa, o que nos induz a ter menor atenção ao tipo de visitante atraído ao nosso site. Na prática, a qualidade do visitante pode ser determinada pela página.
Isso porque páginas com conteúdo de qualidade tendem a atrair tráfego e maior qualidade, por isso, investir em bons conteúdos e diversos formatos é importante.
Porém, há algumas formas de saber se o seu tráfego é qualificado ou não com base em algumas métricas dos visitantes que você recebe.
Com o Google Analytics você consegue medir as métricas ede engajamento, que avaliam o comportamento dos visitantes das suas páginas.
Taxa de rejeição
Referida algumas vezes em inglês, como bounce rate, essa taxa calcula a porcentagem de usuários que visitam a sua página, porém não realizam nenhum ação, por vezes simplesmente entrando e saindo.
Essa taxa, se alta, pode significar várias coisas, como que o visitante pode ter lido o conteúdo mas não se interessou ou simplesmente nem leu. Algumas vezes títulos enganosos e falta de atração da página podem piorar esse índice.
Para conseguir saber a sua taxa de rejeição corretamente, configure o event tracking do seu website, já que só assim o Google Analytics poderá analisar corretamente as ações realizadas por um visitante.
Tempo médio de visualização
Outra métrica que é importante para analisar se os visitantes estão lendo o conteúdo que você criou é analisar o tempo que eles levam em um página.
Artigos dependem de alguns minutos para serem lidos, assim como vídeos para serem vistos, portanto, um tempo médio por página baixo pode indicar que os visitantes não tem consumido ser conteúdo como se espera.
Isso pode acontecer por diversos motivos, entre eles a simples falta de interesse ou até mesmo problemas no conteúdo, portanto, analisar corretamente as causas de uma métrica baixa pode ser vital para aumentar a qualidade do seu tráfego.
Porcentagem de saída
Essa é uma métrica simples que é muito importante para determinar quão relevante é o conteúdo que você está disponibilizando para o seu público.
Ela consiste na taxa ou número de visitantes que chegaram até uma determinada página e saíram logo em seguida, tendo essa página como última visualização.
Você pode avaliar a qualidade do seu tráfego por essa métrica com bastante precisão, de acordo com o canal utilizado para a busca de tráfego.
Taxa de conversão
Quando você configura metas de conversão e objetivos no Google Analytics torna-se possível analisar a taxa de conversão das suas páginas e canais de tráfego.
Assim, você irá saber quais páginas, materiais e quais os assuntos que geram maior número de conversões. Você também pode utilizar esse indicador para avaliar a qualidade dos visitantes trazidos por cada canal.
Outras formas de avaliar o tráfego qualificado
Páginas individuais
Avaliar o tráfego a partir de cada página pode ajudar a entender qual o tipo de conteudo oferecido que produz mais interações com os visitantes. Produzir mais conteúdos desse tipo pode aumentar a qualificação do seu público.
Por exemplo, avaliar o tempo que cada visitante passa lendo um artigo precisa ser diferente do tempo que ele leva em uma landing page, ja´que as páginas tendem a ser diferentes.
Avalie canais ou a origem do tráfego gerado
Avaliar a origem dos visitantes que chegam até o seu site é muito importante para saber de onde vem os visitantes mais interessados em seu conteúdo.
Isso pode ser estremamente útil já que você pode direcionar maior esforço para capturar a audiência proveniente dessa plataforma.
Conclusão
Gerar tráfego é relativamente simples, gerar tráfego qualificado na maior parte das vezes depende de você.
Seus conteúdos suas páginas, suas configurações e otimizações devem ser criados para aumentar a qualificação do seu tráfego e conseguir mais leads e conversões, o que deve resultar em mais vendas.
Porém, nenhuma das medidas citadas nesse artigo devem ser feitas sem um planejamento, assim como não espere resultados imediatos, já que a gestão e atração de tráfego tendem a demorar a surtir efeito.

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